Topo

Cancelada reunião entre presidentes da Guatemala e dos EUA sobre migração

14/07/2019 14h23

Cidade da Guatemala, 14 Jul 2019 (AFP) - A reunião entre os presidentes da Guatemala, Jimmy Morales, e dos Estados Unidos, Donald Trump, prevista para esta segunda-feira em Washington para abordar a questão da imigração, e na qual poderia ser assinado um acordo para o país da América Central acolher imigrantes, foi cancelada, segundo o governo guatemalteco.

"Devido às especulações e as ações legais interpostas, admitidas para trâmite pela Corte de Constitucionalidade, foi decidido reprogramar o encontro bilateral até ser conhecida a decisão da corte", aponta o comunicado oficial, que faz referência a questionamentos internos sobre a possibilidade de Morales assinar um pacto que declararia a Guatemala um terceiro país seguro.

O suposto acordo para declarar a Guatemala como terceiro país seguro desatou críticas e um forte oposição à decisão do presidente Morales.

Sob esse conceito, a nação centro-americana deveria processar os pedidos de asilo de todos os imigrantes que atravessam seu território em direção aos Estados Unidos.

Por oposição a essa medida, foram apresentadas três ações na Corte de Constitucionalidade, principal entidade judicial do país, que analisa sua legalidade neste domingo.

ec/mls/lca