Topo

Louvre oculta nome de mecenas relacionados com crise de opioides

17/07/2019 20h41

Paris, 17 Jul 2019 (AFP) - O museu do Louvre em Paris ocultou recentemente o nome da família Sackler, ricos mecenas americanos cujo laboratório farmacêutico é acusado de ser o principal responsável da crise de opioides nos Estados Unidos.

Nesta quarta os cartazes de várias salas dedicadas às antiguidades orientais estavam cobertos com fita adesiva para esconder a menção "ala Sackler", gravada nas placas, constatou um jornalista da AFP.

Questionado pela AFP, o museu não soube precisar desde quando os nomes estavam tapados.

Esta seção do Louvre tinha o nome da família americana desde que esta fez uma doação ao museu, em 1996.

No início de julho, a associação americana PAIN (Pain Addiction Intervention Now) organizou uma manifestação em frente ao museu para pedir a mudança de nome da ala em questão.

Nos últimos meses, a National Portrait Gallery, a Tate Gallery de Londres, o Metropolitan Museum e o Guggenheim de Nova York renunciaram às doações de Sackler em consequência da crise dos opioides, que deixou milhares de mortos nos Estados Unidos.

O laboratório desta família, Purdue Pharma, é acusado de ter incitado o corpo médico a receitar seu medicamento mais importante, embora soubesse que este causa dependência química.

rfo/al/lpt/es/sgf/db

RTL GROUP