Topo

Chapo Guzmán chega à prisão de segurança máxima no Colorado

19/07/2019 18h59

Nova York, 19 Jul 2019 (AFP) - O mexicano Joaquín "Chapo" Guzmán, um dos narcotraficantes mais famosos do mundo, foi encarcerado nesta sexta-feira na prisão de segurança máxima ADX no Colorado, onde passará o resto da vida.

O Bureau Federal de Prisões anunciou por email que El Chapo, 62 anos e condenado à prisão perpétua na quarta-feira em Nova York, está na prisão ADX Florence, situada na cidade de mesmo nome no Colorado.

A ADX Florence, conhecida como a "Alcatraz das Montanhas Rochosas", é considerada a prisão mais segura dos Estados Unidos.

Construída em 1994 no coração de um deserto montanhoso, a prisão é rodeada por torres de vigilância e homens fortemente armados, o que torna praticamente impossível a fuga, mesmo para El Chapo, que escapou de prisões de segurança máxima no México em duas oportunidades.

Não há registro de fuga da prisão de Florence.

Os detentos mais perigosos ficam confinados 22 horas e meia em uma cela de cimento e aço de 2,1 por 3,6 metros, da qual só podem sair com pés e mãos algemados.

El Chapo foi condenado por tráfico e tentativa de tráfico de 1.213 toneladas de drogas para os Estados Unidos durante quase 25 anos, incluindo cocaína, heroína, maconha e metanfetaminas.