Topo

Partido do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe conquista ampla maioria no Senado

21/07/2019 10h51

Tóquio, 21 Jul 2019 (AFP) - A coalizão no poder no Japão está assegurada, segundo a imprensa, por uma confortável maioria no Senado depois das eleições deste domingo, o que permitirá ao primeiro-ministro Shinzo Abe avançar em direção a sua grande ambição, a reforma da Constituição.

De acordo com as estimativas da rede pública NHK, o Partido Liberal Democrático (PLD, conservador) de Abe conseguiu entre 55 e 63 assentos dos 124 correspondentes a metade da câmara alta.

Seu aliado, o Komeito, entre 12 e 14.

Sem quase oposição, reduzida a pequenos partidos dispersos e às vezes díspares, e com outros partidos favoráveis à reforma da Constituição, o PLD poderia, assim, obter 85 cadeiras ou mais.

Combinados aos assentos que já possuía na metade da câmara que não foi renovada, o PDL terá, se os resultados forem confirmados, a maioria de dois terços necessária para rever a Constituição pacifista, que não foi alterada desde sua entrada em vigor em 1947.

O primeiro-ministro quer modificar vários aspectos da Constituição, em particular, inscrever a existência das forças armadas nacionais. Ele espera que o debate seja aberto após esta etapa das eleições para o Senado.

Com este novo sucesso, Abe poderá permanecer, teoricamente, na posição de primeiro-ministro até o final de seu terceiro mandato de três anos como presidente do PLD em 2021.

No poder desde 2012, ele se tornará em novembro o chefe de governo japonês com mais tempo de cargo, superando o recorde de Taro Katsura, que ocupou o cargo três vezes entre 1901 e 1913.

A taxa de participação, ainda não disponível, deverá ser baixa, mesmo com os 17 milhões dos 100 milhões de inscritos que votaram antes de domingo através do sistema de votação antecipada.

si-kap/anb/agr/bc/al/mr