Topo

Reino Unido e Alemanha condenam demolição de casas palestinas em Jerusalém

23/07/2019 18h22

Nações Unidas, Estados Unidos, 23 Jul 2019 (AFP) - Reino Unido e Alemanha se uniram às críticas internacionais contra Israel pela demolição na terça-feira de 12 casas palestinas perto de Jerusalém e afirmaram que a destruição foi "especialmente atroz".

Os cinco países europeus que são membros do Conselho de Segurança da ONU, incluindo a França, Bélgica e Polônia, emitiram um comunicado após uma reunião do grupo.

"Como membros da União Europeia, condenamos a demolição israelense de edifícios palestinos no distrito de Wadi al Hummus, no sudeste de Jerusalém", de acordo com o comunicado.

"Em qualquer circunstância, a demolição em territórios ocupados é contra o direito internacional humanitário e as resoluções do Conselho de Segurança da ONU", acrescentaram na mensagem.

Os países da União Europeia disseram que as demolições causam "sofrimento desnecessário aos cidadãos palestinos e prejudicam o processo de paz".

Israel informou na terça-feira a demolição de 12 edificações palestinas consideradas clandestinas em uma operação polêmica realizada na véspera.

O governo israelense disse que os prédios estavam muito próximos da barreira de separação com a Cisjordânia ocupada e por isso representariam um risco de segurança. Além disso, destacou que as demolições foram aprovadas pelo seu supremo tribunal após um longo processo.

Esses atos foram definidos como "extremamente atrozes" pelos cinco membros da UE no Conselho de Segurança, mais a Estônia, país eleito como membro não-permanente da entidade europeia para o período 2020-2021.

O grupo europeu destacou que a maioria dos edifícios demolidos estavam em locais que, tal como descrevem os acordos de Oslo na década de 1990, pertencem ao controle civil da autoridade palestina.

"Estabeleceram um precedente perigoso que ameaça a solução dos dois estados", acrescenta o comunicado.

Uma primeira avaliação da ONU apontou que 24 pessoas foram desalojadas na destruição na segunda-feira.

pdh/dw/piz/lca