Topo

Primeira-dama da Síria afirma ter vencido o câncer

03/08/2019 17h51

Beirute, 3 Ago 2019 (AFP) - Asma Al-Assad, mulher do presidente sírio, Bashar Al-Assad, declarou estar totalmente curada de um câncer de mama, após um ano de tratamento, em entrevista exibida na noite deste sábado pela TV pública.

"Minha jornada terminou. Venci totalmente o câncer", declarou Asma, 43. A emissora não informou em que data a entrevista foi gravada.

Em agosto de 2018, em meio à guerra na Síria, a presidência daquele país anunciou que a mulher de Assad havia iniciado um tratamento contra o câncer de mama. Em janeiro passado, a primeira-dama foi operada em um hospital militar de Damasco.

Mãe de dois meninos e uma menina, Asma contou na entrevista que o tratamento a deixava "fisicamente esgotada", e destacou o apoio recebido de seus pais, filhos e do marido.

Outrora chamada de "Rosa do deserto" pela revista americana "Vogue", antes do início da guerra, em 2011, Asma foi duramente criticada por se manter em silêncio frente à repressão sangrenta às manifestações pró-democracia na Síria. A primeira-dama faz poucas aparições em público.

rh-bek/tp/jvb/lb