Topo

Chanceler do Irã diz que EUA não tem capacidade de criar coalizão no Golfo

05/08/2019 06h19

Teerã, 5 Ago 2019 (AFP) - O governo dos Estados Unidos é incapaz de criar uma coalizão internacional para proteger a navegação no Golfo, porque seus aliados têm "vergonha" de acompanhar o país no projeto, afirmou nesta segunda-feira o ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif.

"Atualmente, o governo dos Estados Unidos está isolado no mundo e não pode criar uma coalizão. Seus países amigos têm muita vergonha para integrar uma coalizão", declarou Zarif durante uma entrevista coletiva em Teerã.

"Criou esta situação violando a lei e provocando tensões e crises", completou o iraniano.

Em junho, Washington anunciou a odeia de uma coalizão para o Golfo em resposta a vários ataques contra navios, atribuídos pelo governo americano a Teerã.

O governo do Irã negou em diversas ocasiões qualquer responsabilidade nos ataques.

O plano dos Estados Unidos é que cada país escolte seus navios mercantes com o apoio das Forças Armadas americanas, que garantiriam a vigilância aérea e o comando das operações.

Os europeus não apoiaram a ideia porque não querem uma associação com a política de "pressão máxima" contra o Irã do presidente americano Donald Trump.

Os europeus querem salvar o acordo nuclear assinado com o Irã, que o governo dos Estados Unidos abandonou unilateralmente em 2018.

Após a interceptação de um petroleiro britânico pela Marinha iraniana em julho, o Reino Unido decidiu escoltar os navios civis de bandeira britânica no Estreito de Ormuz, no Golfo, e enviar um segundo navio de guerra à região.

amh-neg/dv/hj/zm/es/fp