Topo

Mujica defende acesso ao mar para Bolívia pelo Rio da Prata

05/08/2019 18h45

La Paz, 5 Ago 2019 (AFP) - O ex-presidente uruguaio José Mujica defendeu nesta segunda-feira (5) uma saída para o mar para a Bolívia pelo Rio da Prata, por sua histórica reivindicação ao Chile pelo acesso ao oceano Pacífico.

"Sinto que temos uma dívida com o povo da Bolívia. Lembrem-se que há uma coisa que se chama Rio da Prata e se por outro lado fecham a sua saída, para aquele lado se pode abrir", afirmou Mujica, referindo-se à reivindicação da Bolívia para o Chile de uma saída para o mar.

A Bolívia perdeu uma arbitragem em outubro passado na Corte Internacional de Justiça de Haia, onde reivindica que o Chile cumpra suas históricas ofertas de resolver seu enclausuramento marítimo, já que perdeu sua única saída para o Pacífico após uma guerra entre ambas as nações no final do século XIX.

Mujica, de 84 anos e presidente do Uruguai entre 2010 e 2015, participou de uma coletiva de imprensa na cidade de Santa Cruz, 900 km leste de La Paz, depois de participar em uma universidade pública em um fórum sobre integração latino-americana.

Amigo declarado do presidente boliviano Evo Morales, Mujica também foi consultado sobre outros temas, como a política interna do país andino, onde em 20 de outubro irá para eleições gerais.

Ele evitou entrar em detalhes e opinou que são os bolivianos que devem decidir seu futuro, diante da insistência de jornalistas.

"Vocês são bolivianos, eu não vou dizer ao povo boliviano o que tem que ser feito: eu seria um mal amigo", afirmou.

jac/rb/llu/cc/mvv