Topo

Londres evitará a maioria das reuniões da UE a partir de setembro

Segundo ministério do Brexit, "Esta decisão não tem a intenção de impedir o funcionamento da UE" - Hannah McKay/Reuters
Segundo ministério do Brexit, 'Esta decisão não tem a intenção de impedir o funcionamento da UE' Imagem: Hannah McKay/Reuters

Da AFP, em Londres

20/08/2019 12h18

Os funcionários britânicos deixarão de assistir a maioria das reuniões da União Europeia a partir de 1º de setembro, exceto as que se refiram a questões de interesse nacional, como segurança, anunciou hoje o governo de Boris Johnson.

O ministério do Brexit disse em uma declaração que o tempo gasto preparando reuniões em Bruxelas seria melhor utilizado para preparar o país para deixar a União Europeia em 31 de outubro.

"Esta decisão reflete o fato de que a saída do Reino Unido da UE em 31 de outubro está agora muito próxima e muitos dos debates nas reuniões da UE serão sobre o futuro da união depois que o Reino Unido tiver saído", explica o ministério em uma nota.

"Esta decisão não tem a intenção de impedir o funcionamento da UE. A votação do Reino Unido será delegada de forma a não obstruir os assuntos em andamento dos 27 membros restantes da UE", acrescentou.

O ministro do Brexit, Steve Barclay, acrescentou: "De agora em diante, só participaremos de reuniões que realmente importam, reduzindo a participação de mais da metade e economizando centenas de horas".

A decisão de comparecer ou não a uma reunião será tomada caso a caso, disse o ministério.

Boris Johnson é empossado e promete entregar Brexit

Band Notí­cias