Topo

Detido empresário candidato à presidência na Tunísia

23/08/2019 17h21

Tunes, 23 Ago 2019 (AFP) - Um dos principais candidatos nas eleições presidenciais de 15 de setembro na Tunísia, o empresário Nabil Karaoui, foi detido nesta sexta-feira no noroeste do país, um mês e meio após ser acusado de lavagem de dinheiro, informou seu partido Qalb Tounes.

A agência reguladora do audiovisual e a entidade responsável pelas eleições haviam proibido horas antes a emissora de televisão Nessma TB, que pertence a Karoui e uma das mais populares do país, de cobrir a campanha eleitoral, assim como outros meios de comunicação.

Karoui estava retornando da cidade de Beja (noroeste), onde havia aberto um novo comitê eleitoral quando foi abordado por vários policiais à paisana armados que o levaram detido em seguida, explicou à AFP Oussama Khlifi, integrante do partido do empresário.

"Foi um sequestro e não uma detenção", acrescentou.

Até o momento, nenhuma fonte oficial confirmou a prisão.

Nesta sexta-feira, a rádio privada Mosaïque FM afirmou, citando uma fonte judicial, que foi emitida uma ordem de prisão para Nabil Karoui, favorito em várias pesquisas eleitorais, e seu irmão Ghazi, por "lavagem de dinheiro".

Desde 2017, os dois irmãos estão na mira da justiça depois que a ONG I-Watch anticorrupção os acusou de fraude fiscal.

kl/vl/aoc/eg/lca