Topo

Reino Unido promete £ 10 milhões para a Amazônia

26/08/2019 06h04

Biarritz, França, 26 Ago 2019 (AFP) - O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, prometeu nesta segunda-feira 10 milhões de libras esterlinas (quases 12 milhões de dólares) em fundos para a Amazônia, em resposta aos incêndios que afetam a maior floresta tropical do planeta.

O dinheiro será colocado imediatamente à disposição para ajudar e restaurar o habitat, anunciou o governo britânico em um comunicado divulgado na reunião do G7 em Biarritz.

"Em uma semana na qual todos assistimos, horrorizados, como a floresta amazônica queima diante de nossos olhos, não podemos escapar da realidade do ano que estamos infligindo à natureza", afirmou Johnson no comunicado.

A promessa de recursos foi anunciada depois que o presidente francês, Emmanuel Macron, anfitrião do encontro de cúpula, informou no domingo que as potências do G7 chegaram a um acordo para ajudar "o mais rápido possível" os países afetados pelos incêndios.

Macron prometeu "meios técnicos e financeiros" em resposta aos incêndios que afetam a região amazônica.

No Brasil as chamas devastaram áreas na região de fronteira com a Bolívia e provocaram uma fumaça densa que aumenta a poluição ao longo da Amazônia, um tesouro ecológico de 5,5 milhões de quilômetros quadrados.

Sob pressão internacional, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, determinou no domingo o envio de dois aviões Hércules C-130 e uma vasta operação militar para controlar os incêndios.

Entre sexta-feira e sábado foram registrados 1.130 novos incêndios, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a maioria na bacia do rio Amazonas.

sjw-meb/zm/fp