Topo

Ex-presidente Fujimori volta à prisão após superar problemas cardíacos

13/09/2019 21h02

Lima, 14 Set 2019 (AFP) - O ex-presidente peruano, Alberto Fujimori, de 81 anos, voltou nesta sexta-feira (13) à prisão após ficar quase uma semana em uma clínica local e superar seus problemas cardíacos, informou seu médico.

"Depois de ter superado sérios problemas de saúde que obrigaram a uma hospitalização prolongada, hoje (sexta) o presidente @albertofujimori está retornando a prisão", disse em sua conta do Twitter Alejandro Aguinaga, médico do ex-presidente (1990-2000).

O ex-presidente foi internado de urgência no sábado (7) à noite, após sofrer problemas cardíacos, na clínica Centenario.

Aguinaga explicou então que Fujimori apresentava um quadro de fibrilação atrial e problemas de cistos pancreáticos que deveriam ser avaliados.

"Nos últimos 40 dias o internamos três vezes", comentou o médico.

Fujimori está em uma prisão no interior de uma base policial onde cumpre desde janeiro uma sentença de 25 anos por crimes contra a humanidade, depois de que foi anulado o indulto que havia recebido no Natal de 2017.

Fujimori foi condenado pelas matanças de Barrios Altos (1991) e La Cantuta (1992), onde esquadrões da morte integrados por militares assassinaram 25 pessoas em uma operação supostamente antiterrorista. A justiça concluiu que as vítimas, entre elas um menino de oito anos, não eram guerrilheiros.

rc/lp/db