Topo

Presidente do Irã pode não comparecer à Assembleia da ONU por falta de visto

18/09/2019 10h09

Teerã, 18 Set 2019 (AFP) - A viagem do presidente do Irã, Hassan Rohani, a Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU pode ser cancelada, porque ele não recebeu o visto que deveria ser concedido pelo governo americano - informou a agência oficial iraniana Irna.

A delegação iraniana que deveria viajar para Nova York para preparar a chegada de Rohani ainda não conseguiu sair do país por não ter recebido os vistos, informou a agência.

A Assembleia Geral da ONU, em Nova York, começará em 24 de setembro.

O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif, programou a viagem de Teerã para Nova York para 20 de setembro, três dias antes da data prevista para o deslocamento de Rohani.

"Mas, se os vistos não forem entregues nas próximas horas, a viagem (dos dois líderes) provavelmente será cancelada", acrescentou a agência.

Em julho, a ONU criticou o governo dos Estados Unidos por ter concedido a Zarif um visto que limita drasticamente seus deslocamentos em Nova York.

O cancelamento da viagem de Rohani acabaria com os esforços diplomáticos feitos durante a reunião do G7 de Biarritz (França) para conseguir uma reunião em Nova York entre o presidente iraniano e o anfitrião, Donald Trump.

O encontro já era considerado incerto, porém, desde os ataques contra instalações de petróleo na Arábia Saudita no sábado passado.

bur-mj/hj/eb/age/fp/tt