Topo

Confrontos no 16º fim de semana de protestos em Hong Kong

21/09/2019 10h14

Hong Kong, 21 Set 2019 (AFP) - Muitos confrontos entre a polícia e os manifestantes de Hong Kong foram registrados neste sábado perto da fronteira com a China, durante o 16º fim de semana consecutivo de protestos que pedem mais democracia neste centro financeiro mundial.

A polícia usou gás lacrimogêneo e balas de borracha contra pequenos grupos de ativistas radicais que haviam estabelecido barricadas na cidade periférica de Tuen Mun. Alguns manifestantes atiraram tijolos e pelo menos um coquetel molotov.

A cidade é cenário de manifestações há vários meses, algumas delas violentas, que exigem mais liberdades democráticas e que uma investigação sobre a reação da polícia.

O movimento é o maior desafio para o governo da China desde que Hong Kong foi devolvida pela Grã-Bretanha em 1997 e não dá sinais de recuo.

Alguns manifestantes derrubaram a bandeira chinesa hasteada diante de um prédio do governo local e queimaram o objeto. A tensão aumentou depois que a polícia entrou em um parque no qual a multidão estava reunida.

Centenas de ativistas radicais estabeleceram barricadas e derrubaram algumas cercas. Também atiraram objetos em uma ferrovia.

Os manifestantes deixaram o local rapidamente depois que a polícia usou gás lacrimogêneo e balas de borracha. Calvin Tan, 22 anos, afirmou que muitos manifestantes estão preparados para uma "luta a longo prazo".

yz-jta/gle/mab/pc/fp