Topo

Maduro mantém tropas na fronteira com Colômbia

07/10/2019 23h11

Caracas, 8 Out 2019 (AFP) - O governo da Venezuela manterá a atual mobilização especial de tropas na fronteira com a Colômbia, diante da ameaça de "guerra" por parte do presidente colombiano, Iván Duque, anunciou nesta segunda-feira o líder socialista Nicolás Maduro.

"Decidi manter o alerta laranja fase 2 ativo. Continua o alerta laranja e a mobilização da nossa Força Armada no exercício pleno da nossa soberania", declarou o presidente venezuelano, acompanhado da cúpula militar.

A decisão se insere em "um conjunto de recomendações" orientadas a manter de modo permanente "as medidas de alerta e vigilância diante das ameaças externas procedentes da Colômbia".

Ao qualificar de "vitória total" os exercícios que ordenou entre 10 e 28 de setembro na fronteira, e após denunciar as intenções "belicistas" por parte da Colômbia, Maduro ordenou aos militares venezuelanos que impeçam qualquer incursão de grupos ilegais colombianos.

"Nenhum, ouçam bem, entendam bem, isto é uma ordem, nenhum grupo irregular armado paramilitar ou de qualquer outro tipo pode andar no território venezuelano", disse Maduro, aplaudido por militares durante um ato no qual cumprimentou a Força Armada pelas manobras.

Bogotá acusa o governo venezuelano de permitir a presença de guerrilheiros colombianos em seu território.

mbj/lr