Topo

Liga Árabe convoca reunião após ofensiva turca na Síria

10/10/2019 07h04

Cairo, 10 Out 2019 (AFP) - A Liga Árabe convocou uma reunião urgente no sábado para discutir a ofensiva da Turquia contra as forças curdas na Síria, anunciou a organização.

"A pedido do Egito, os ministros árabes das Relações Exteriores se reunirão no Cairo em 12 de outubro para discutir sobre a agressão turca em território sírio", declarou Hosam Zaki, vice-secretário-geral da Liga, em um comunicado.

A Turquia iniciou uma ofensiva na quarta-feira contra as forças curdas do nordeste da Síria, aliadas dos países ocidentais na luta contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI), o que provocou uma onda de críticas internacionais e de ameaças de sanções à Turquia por parte de senadores americanos.

A ofensiva turca "viola o direito internacional e constitui um ataque inaceitável contra a soberania de um Estado membro da Liga", completou Zaki.

A Síria foi suspensa da organização pan-árabe em 2011, poucos meses após o início do conflito no país. A questão da reintegração de Damasco provoca divisão há mais de um ano entre os países da Liga.

f-msh/hj/mdz/jvb/me/fp