Topo

'Falta muito trabalho' para evitar Brexit sem acordo, diz negociador europeu

13/10/2019 14h59

Bruxelas, 13 Out 2019 (AFP) - Para quebrar o impasse nas negociações do Brexit "ainda há muito trabalho a ser feito" - disse o negociador europeu Michel Barnier, neste domingo (13), faltando apenas 18 dias para a data em que o Reino Unido deve deixar o bloco europeu.

Barnier descreveu como "construtivas", porém, as negociações deste fim de semana entre Londres e Bruxelas, de acordo com um comunicado da Comissão Europeia.

Já um diplomata europeu, que pediu para não ser identificado, mostrou-se mais pessimista, depois de ouvir o relatório de Barnier. Para este diplomata, não há sinais de uma solução rápida para a crise, sugerindo que a posição de Londres não foi longe o suficiente.

A cúpula europeia planejada em Bruxelas para quinta e sexta-feira foi apresentada como a última chance de evitar uma partida britânica sem acordo.

As conversas técnicas entre Londres e Bruxelas estão programadas para continuar na segunda-feira.

O principal obstáculo é como evitar, após o Brexit, o retorno de uma fronteira física entre a Irlanda do Norte, uma província britânica, e a República da Irlanda, que permanecerá como membro da UE.

mt-fjb/mb/age/aa/tt

Notícias