Topo

Governo japonês libera ajuda de emergência para vítimas de tufão

15.out.2019 - Danos causados pela passagem do tufão Hagibis em Nagano, no Japão - STR/Jiji Press/AFP
15.out.2019 - Danos causados pela passagem do tufão Hagibis em Nagano, no Japão Imagem: STR/Jiji Press/AFP

Em Tóquio

16/10/2019 07h48

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, anunciou hoje uma ajuda de emergência de 710 milhões de ienes (R$ 26 milhões) para as vítimas do tufão Hagibis, que deixou pelo menos 74 mortos no país.

A ajuda imediata pretende melhorar as condições de vida nos refúgios das regiões afetadas, que abrigavam 4.400 pessoas hoje, segundo a agência de notícias Kyodo.

Os fundos representam uma parcela ínfima da reserva especial de 500 bilhões de ienes que o Estado japonês dispõe para administrar as situações de desastre.

O governo deu a entender que poder liberar uma ajuda maior após um decreto de estado de catástrofe natural, procedimento legal que exige mais tempo.

Tóquio também decidiu acelerar a distribuição de subsídios já previstos para 300 áreas afetadas pelo tufão.

Empresas privadas, como Sony, Fast Retailing (Uniqlo) e Marubeni, também anunciaram doações financeiras ou materiais (roupas, por exemplo).

O Japão prossegue com as buscas por sobreviventes mais de três dias após a passagem do tufão, que afetou o centro, leste e nordeste do país.

Ouça o podcast Baixo Clero, com análises políticas de blogueiros do UOL. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.