Topo

Kim Jong-un passeia a cavalo em local sagrado e gera boatos sobre mudanças políticas

Líder norte-coreano, Kim Jong-un, passeia a cavalo na neve do Monte Paektu, montanha sangrada onde Kim costuma ir antes de uma decisão política - KCNA via Reuters
Líder norte-coreano, Kim Jong-un, passeia a cavalo na neve do Monte Paektu, montanha sangrada onde Kim costuma ir antes de uma decisão política Imagem: KCNA via Reuters

Em Seul

16/10/2019 07h41

Algumas imagens do líder norte-coreano Kim Jong-un montado em um cavalo branco passeando na neve do Monte Paektu, a montanha sagrada do país, localizada na fronteira com a China, provocaram rumores sobre um importante anúncio político nas próximas horas.

As imagens, divulgadas nesta quarta-feira pela agência de imprensa nacional norte-coreana KCNA, são acompanhadas de um texto que descreve o passeio a cavalo como um "grande evento de importância fundamental" para o país.

Segundo a agência, "vai acontecer uma grande operação que surpreenderá o mundo e significará um passo adiante na revolução coreana".

Os analistas consideraram que o passeio a cavalo poderia ser o prenúncio de mudanças importantes.

"No passado, Kim foi ao Monte Paektu sempre antes de uma importante decisão política", recorda Shin Beom-chul, do Instituto Asan de estudos políticos de Seul.

Por exemplo, Kim esteve na montanha em dezembro de 2017, antes de um processo de abertura diplomática que permitiu, entre outras coisas, uma reunião de cúpula histórica com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

No entanto, as negociações não avançaram nos últimos meses e a Coreia do Norte aumentou a tensão diplomática com uma série de testes de mísseis.

Para B.R. Myers, especialista em propaganda norte-coreana e professor da Universidade Dongseo da Coreia do Sul, as imagens carregam um valor imperial e falam de um líder protetor da pureza da nação contra as forças estrangeiras que querem corrompê-la. O pai e o avô de Kim também gostavam desses passeios a cavalo entre picos nevados.

Kim também visitou o local onde é realizado um grande projeto de construção, no sopé do Monte Paektu, segundo a KCNA, onde lamentou as dificuldades econômicas que o país está enfrentando devido a sanções internacionais.

"A situação em nosso país é difícil devido a sanções incessantes e pressão de forças hostis", disse Kim, segundo a agência.

A Coreia do Norte é objeto de várias sanções da ONU por seus programas de armas nucleares e de mísseis.

As negociações iniciadas na Suécia entre Pyongyang e Washington sobre o programa nuclear norte-coreano foram interrompidas no início deste mês sem chegar qualquer conclusão.

A Coreia do Norte acusa os Estados Unidos pelo fracasso do diálogo, enquanto Washington considerou a reunião positiva. Uma nova reunião poderá ocorrer antes do final de outubro, de acordo com os Estados Unidos.

Ouça o podcast Baixo Clero, com análises políticas de blogueiros do UOL. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.