Topo

Novo comandante da guarda do Vaticano assume o cargo

16/10/2019 11h59

Cidade do Vaticano, 16 Out 2019 (AFP) - O novo comandante da Gendarmaria do Vaticano, encarregado da segurança do papa, Gianluca Gauzzi Broccoletti, entrou em ação nesta quarta-feira durante a tradicional audiência na Praça de São Pedro.

Gauzzi Brocoletti acompanhou a pé o papamóvel que atravessou a imensa praça com um grupo de crianças a bordo.

Especialista em engenharia da segurança e proteção, 45 anos, foi por dois anos vice-comandante do corpo da Gendarmaria do Vaticano, onde ingressou em 1995.

Na terça-feira à noite, Francisco visitou a casa de seu antecessor, Domenico Giani, que renunciou esta semana após 20 anos de serviço devido ao vazamento para a imprensa de informações reservadas sobre fraudes no Vaticano.

A publicação pela revista italiana L'Espresso de uma circular assinada por Giani em 2 de outubro, com as fotos e nomes das cinco pessoas investigadas e "suspensas por precaução" de suas funções, gerou escândalo, pois envolvia importantes funcionários da Santa Sé.

"Esta publicação é prejudicial à dignidade dos interessados e à imagem da Gendarmaria", disse a Santa Sé na segunda-feira ao anunciar que o papa havia aceitado a demissão de Domenico Giani, a quem agradeceu por sua "lealdade inquestionável", dando a entender que ele havia sido vítima de manobras internas.

Sua renúncia representa uma "expressão de liberdade e responsabilidade institucional", escreveu Francisco, que visitou a família Giani na terça-feira à tarde para reiterar pessoalmente seu apreço.

bur-kv/mb/mr