Topo

Combates esporádicos em cidade da fronteira após anúncio de trégua da Turquia

18/10/2019 05h54

Beirute, 18 Out 2019 (AFP) - Combates esporádicos eram registrados nesta sexta-feira entre as forças turcas e os combatentes curdos em Ras al Aín, uma cidade da fronteira na região norte da Síria, um dia depois do anúncio de uma trégua de cinco dias por parte da Turquia.

"Há fogo de artilharia esporádico e tiros são ouvidos na cidade de Ras al Ain", declarou à AFP o diretor da ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdel Rahman, depois que a Turquia aceitou suspender a ofensiva militar durante cinco dias sob certas condições.

"Existe uma calma prudente nas outras áreas do norte sírio perto da fronteira", completou Abdel Rahman.

Na quinta-feira à noite em Ancara, o vice-presidente americano Mike Pence anunciou que a Turquia suspenderia durante cinco dias a ofensiva na Síria e encerraria a operação se as forças curdas abandonassem uma área da fronteira durante o período.

As forças curdas devem sair de um setor de 32 quilômetros de extensão, onde a Turquia deseja estabelecer há vários meses uma "zona de segurança".

Ancara não informou de imediato o tamanho do setor. Mas o presidente turco Recep Tayyip Erdogan já declarou que a área deveria alcançar, com o passar do tempo, uma área que vai do rio Eufrates até a fronteira com o Iraque, o que equivale a 480 quilômetros.

Desde o início da ofensiva em 9 de outubro, as forças turcas e as milícias sírias que apoiam Ancara conquistaram uma faixa territorial na fronteira de quase 120 km, que vai da cidade de Tal Abyad até o oeste de Ras al Aín.

Os confrontos mais violentos aconteceram em Ras al Ain, onde as forças curdas resistem de maneira intensa graças a uma rede de túneis subterrâneos.

Na quinta-feira, as tropas turcas conquistaram metade desta cidade, de acordo com o OSDH.

tgg/mdz/erl/bc/fp

Notícias