Topo

Funcionário do governo dos EUA que alertou sobre Trump publicará livro

22/10/2019 19h08

Washington, 22 Out 2019 (AFP) - Um alto funcionário do governo americano que escreveu uma coluna de opinião anônima no ano passado, na qual advertiu sobre a ameaça representada pelo presidente Donald Trump, publicará um livro.

O volume, intitulado "A WARNING" (Uma advertência), será apresentado em 19 de novembro, informaram nesta terça-feira The Washington Post e a rede CNN.

Os dois veículos informaram que o autor permanecerá no anonimato.

A CNN disse que havia obtido o rascunho do comunicado de imprensa da editora, Twelve - uma divisão do Hachette Book Group -, que descreve o livro como um "relato impactante e de primeira mão sobre o presidente Trump e seu histórico" que "é uma advertência séria sobre nosso presidente".

Na coluna de setembro de 2018, publicada pelo The New York Times e intitulada "Sou parte da resistência dentro do governo Trump", o funcionário anônimo descreveu Trump como "impetuoso, adversário, mesquinho e ineficaz".

"Sua impulsividade resulta em decisões incompletas, mal informadas e ocasionalmente imprudentes que têm de ser rejeitadas", afirmou.

Trump reagiu furiosamente à coluna, qualificando-a de "traição" e pediu que o autor fosse identificado, mas o jornal nova-iorquino se negou a fazer isso.

Atualmente, Trump enfrenta um processo de impeachment na Câmara de Representantes - de maioria democrata - por abuso de poder, ao supostamente pressionar o presidente da Ucrânia para que investigasse seu principal rival nas eleições de 2020, Joe Biden.

cl/ft/llu/db

THE NEW YORK TIMES COMPANY