Topo

Trudeau poderá formar governo minoritário no Canadá

22/10/2019 02h03

Montreal, 22 Out 2019 (AFP) - O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, obteve uma vantagem moderada nas eleições federais desta segunda-feira, o que lhe permitirá formar um governo minoritário, informaram as redes de TV canadenses.

Segundo TVA e CTV, os liberais não terão maioria absoluta no Parlamento de Ottawa, mas lideram em 145 dos 338 distritos eleitorais, enquanto os conservadores de Andrew Scheer ganham em 106, após a apuração de 18% dos votos.

CBC e Radio-Canada também antecipam uma vitória parcial dos liberais.

Os separatistas do Bloco Quebequense estão na terceira posição, com 33 cadeiras, contra 20 para o Novo Partido Democrático (NDP, esquerda).

Todos os colégios eleitorais, distribuídos em seis fusos horários, já encerraram a votação.

Apesar de se manter no cargo, Trudeau sai debilitado destas eleições e deverá contar com o apoio de partidos menores na Câmara dos Comuns para permanecer no poder.

Até as eleições, os liberais detinham 177 cadeiras no Parlamento.

Já nesta terça-feira, o líder liberal poderá iniciar negociações com estes partidos menores e o primeiro teste da futura administração será o Discurso do Trono, no qual o governo submete seu programa legislativo ao voto do Parlamento.

Trudeau deverá se aproximar particularmente do NDP, de Jagmeet Singh, uma das revelações destas eleições, ou do Bloco Quebequense, partido separatista dirigido por outra revelação da campanha, Yves-François Blanchet.