Topo

Arábia Saudita nomeia novo chanceler, o segundo em menos de um ano

23/10/2019 19h27

Riade, 23 Out 2019 (AFP) - O rei Salman, da Arábia Saudita, nomeou um novo ministro das Relações Exteriores nesta quarta-feira (23), o segundo em menos de um ano, informou a agência oficial SPA.

De acordo com um decreto real citado pela SPA, Faiçal ben Farhan Al Saud, que foi nomeado embaixador na Alemanha em fevereiro, substituirá Ibrahim Al Asaf como chefe da diplomacia saudita.

Nomeado em dezembro de 2018, Ibrahim Al Asaf foi relegado ao posto de ministro de Estado.

Asaf, ex-ministro das Finanças, foi preso em 2017 como parte de uma campanha "anticorrupção".

O rei Salman também nomeou Ministro dos Transportes de Saleh Bin Naser Al Yaser, substituindo Nabil Al Amudi.

A Arábia Saudita enfrentou críticas internacionais após o assassinato de Jamal Khashoggi, um jornalista saudita que foi morto no consulado de seu país em outubro de 2018 em Istambul por um comando de Riad.

Em junho, uma especialista da ONU, Agnès Callamard, concluiu que havia provas suficientes para abrir uma investigação sobre a responsabilidade do príncipe herdeiro Mohamed Bin Salman neste caso.

O príncipe herdeiro disse que assumiu a responsabilidade pelo assassinato, mas negou saber que o crime seria cometido anteriormente.

A nomeação de um novo chanceler também ocorre em um contexto de tensões acirradas entre a Arábia Saudita e o Irã, seu grande rival na região, que ela acusou de vários ataques sofridos nos últimos meses contra navios no Golfo e contra as instalações petrolíferas sauditas, algo que Teerã nega.

bur-dm/cgo/hj/jvb/ll/mvv