Topo

Tropas russas atravessam o rio Eufrates em direção à fronteira Turquia-Síria

23/10/2019 08h15

Moscou, 23 Out 2019 (AFP) - Tropas russas atravessaram nesta quarta-feira o rio Eufrates, na Síria, em direção à fronteira com a Turquia, como parte do acordo entre Rússia e Turquia anunciado na véspera sobre a retirada das forças curdas, informou a imprensa estatal de Moscou.

A polícia militar russa atravessou o rio ao meio-dia local (6H00 de Brasília) e "avança para a fronteira sírio-turca", anunciaram a agência Tass e o canal Rossia 24, que citaram uma mensagem do ministério da Defesa. O acordo determina que russos e sírios devem "facilitar" a retirada e o desarmamento curdos nesta área do nordeste da Síria.

O acordo permitirá que a polícia militar russa e os guardas de fronteira sírios "facilitem a retirada" dos combatentes das Unidades de Proteção Popular (YPG) a uma distância de 30 quilômetros da fronteira sírio-turca. A retirada deve terminar no prazo de 150 horas.

O acordo foi anunciado após longas negociações entre o presidente turco Recep Tayyip Erdogan e o presidente russo Vladimir Putin.

O mesmo permitirá que a Turquia preserve uma "zona segura" dentro da Síria de 120 quilômetros de comprimento e 32 km de profundidade. Rússia e Turquia patrulharão a zona em conjunto.

ml-rco/alf/me/mab/mar/fp