PUBLICIDADE
Topo

Trump escolhe novo secretário interino encarregado da imigração

02/11/2019 08h17

Washington, 2 Nov 2019 (AFP) - O presidente americano Donald Trump informou que escolheu o substituto de Kevin McAleenan como secretário interino da Segurança Nacional, uma posição-chave na luta contra a imigração ilegal.

Questionado sobre os rumores de que Chad Wolf substituirá McAleenan, Trump respondeu:

"Ele é um substituto agora e veremos o que acontece".

Um porta-voz da Casa Branca deu detalhes.

"Como o presidente disse, Kevin McAleenan fez um ótimo trabalho. Ele partirá após o Dia dos Veteranos e, após sua partida, Chad Wolf será o secretário interino", disse Hogan Gidley.

McAleenan assumiu o cargo em abril, sucedendo Kirstjen Nielsen. Wolf era, entre outras coisas, diretor do gabinete de Nielsen. Ele também foi um lobista, de acordo com a mídia americana. \

Ao anunciar a saída de McAleenan em 11 de outubro, Trump disse que ele queria "passar mais tempo com sua família e ir para o setor privado".

Mas McAleenan havia dito ao Washington Post antes que não se sentia capaz de controlar sua secretaria.

"O que eu não controlo é o tom, a mensagem, as relações com o exterior e o foco da secretaria, em um período cada vez mais polarizado, uma posição incômoda", disse ao jornal.

Trump está tentando ao máximo colocar a imigração ilegal, que ele considera uma das ameaças mais graves para o país, no centro dos debates da campanha presidencial de 2020.

bfm-iba/hh/gv/cn

Notícias