Topo

OMC aprova 'provisoriamente' orçamento 2020 e evita bloqueio

05/12/2019 14h56

Genebra, 5 dez 2019 (AFP) - A Organização Mundial do Comércio (OMC) aprovou o orçamento 2020, "provisoriamente", nesta quinta-feira (5), evitando assim o bloqueio de seu funcionamento, após as ameaças dos Estados Unidos de suspenderem sua contribuição em protesto contra o Órgão de Solução de Controvérsias (OSC).

"Posso confirmar que a comissão orçamentária aprovou hoje, provisoriamente, o orçamento da OMC para 2020", declarou à AFP o porta-voz da organização, Keith Rockwell.

"A decisão final será adotada durante a reunião da semana que vem do Conselho Geral da organização", em Genebra, completou.

O orçamento anual da OMC, que deve ser aprovado por consenso, é financiado pelas contribuições de seus membros, calculadas segundo uma fórmula que leva em conta a parte de cada um no comércio internacional. Isso faz dos EUA o primeiro contribuinte, com algo em torno de 12%.

Segundo jornais americanos e suíços, Washington ameaçava suspender sua contribuição financeira, o que colocaria em xeque o futuro da organização. Hoje, a OMC tem cerca de 650 funcionários.

O orçamento final está em torno de 179 milhões de euros (US$ 199 milhões) e contém cortes significativos, em particular nos fundos destinados ao OSC, alvo de duras críticas dos Estados Unidos.

bs-gca/sg/tt