Topo

Exército russo anuncia cessar-fogo na província síria de Idlib

09/01/2020 18h36

Moscou, 9 Jan 2020 (AFP) - O exército russo anunciou nesta quinta-feira (9) a entrada em vigor de um cessar-fogo na região de Idlib, dominada por jihadistas no noroeste da Síria, conforme um acordo com Turquia.

A partir das 11H00 GMT (08H00 de Brasília) de quinta-feira "foi estabelecido um cessar-fogo na zona de segurança de Idlib, conforme um acordo com o lado turco", afirmou o Centro Russo de Reconciliação na Síria, sem oferecer mais detalhes.

Apesar de uma trégua ter sido anunciada em agosto, o regime sírio apoiado por Moscou multiplicou nas últimas semanas os bombardeios em Idlib, a última fortaleza dos rebeldes, alguns dos quais apoiados por Ancara, o que causou uma fuga de moradores da região para a Turquia.

Somente em dezembro, cerca de 284 mil pessoas deixaram suas casas por conta dos bombardeios e combates, principalmente no sul da província de Idlib, segundo a ONU.

O anúncio do cessar-fogo ocorre um dia após um encontro em Istambul entre os presidentes da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e da Rússia, Vladimir Putin, que mencionaram brevemente a situação na Síria em sua declaração conjunta.

mp/avz/jz/mis/lca