PUBLICIDADE
Topo

Damasco afirma que Israel atacou base militar no centro da Síria

14/01/2020 19h38

Damasco, 14 Jan 2020 (AFP) - A "aviação israelense" praticou uma "agressão" contra uma base aérea no centro da Síria, afirmou nesta terça-feira um militar citado pela agência oficial de notícias Sana.

"A aviação israelense realizou uma nova agressão contra o Aeroporto T4 (...). Imediatamente, a defesa antiaérea enfrentou mísseis inimigos, derrubando alguns", revelou o oficial, que admitiu danos materiais.

"Quatro mísseis atingiram a zona tomada como alvo", destacou o oficial.

O ataque, na província central de Homs, ocorreu às 22H00 local (17H00 Brasília), segundo o militar.

Contactado pela AFP, um porta-voz do Exército israelense se negou a comentar o fato.

Israel afirma com frequência que não deixará a Síria se transformar em uma base de operações do Irã.

"Forças do regime, forças iranianas e conselheiros militares russos estão no Aeroporto Militar T4", disse à AFP o diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdel Rahmane.

No dia 9 de abril de 2018, mísseis foram lançados contra a base T4, matando 14 combatentes, entre eles sete iranianos, segundo o OSDH. Irã, Síria e Rússia atribuíram este ataque a Israel.

O incidente ocorre em um contexto de crescente tensão no Oriente Médio entre Estados Unidos e Irã, após o assassinato do general iraniano Qasem Soleimani, atingido por um míssil disparado por um drone americano contra o Aeroporto de Bagdá no dia 3 de janeiro.

Desde o início do conflito sírio, em 2011, Israel já realizou vários ataques contra as forças do regime e seus aliados Irã e Hezbollah libanês, inimigos do Estado hebreu.

bur/tgg/lr

Notícias