Topo

Esse conteúdo é antigo

Morre no Nepal, aos 27 anos, o homem mais baixo do mundo

O menor homem do mundo, Khagendra Thapa Magar, de 67,08 centímetros, é do Nepal - Bronek Kaminski/Barcroft Media / Getty Images
O menor homem do mundo, Khagendra Thapa Magar, de 67,08 centímetros, é do Nepal Imagem: Bronek Kaminski/Barcroft Media / Getty Images

17/01/2020 17h47

Katmandu, 17 Jan 2020 (AFP) — O homem mais baixo do mundo capaz de caminhar, segundo o livro Guinness dos Recordes, morreu nesta sexta-feira (17) no Nepal, informou sua família.

Khagendra Thapa Magar, que media 67,08 centímetros, faleceu devido a uma pneumonia em um hospital de Pokhara, a 200 quilômetros de Katmandu, onde morava com os pais. Ele tinha 27 anos.

"Entrava e saía do hospital por causa da pneumonia. Mas desta vez, seu coração também estava mal. Morreu hoje", disse à AFP Mahesh Thapa Magar, seu irmão.

Com a morte de Magar, o colombiano Edward "Niño" Hernández, um DJ de reggaeton com 70,21 centímetros de altura, retomou o título de homem mais baixo do mundo com mobilidade, indicou o Guinness.

Magar foi declarado o homem mais baixo do mundo em 2010, após completar 18 anos, quando foi fotografado exibindo um certificado não muito menor que ele.

Mas em seguida, perdeu o título quando foi descoberto o nepalês Chandra Bahadur Dangi, que tinha 54,6 centímetros, e foi nomeado o homem móvel mais baixo do mundo.

Mas quando Dangui morreu, em 2015, Magar recuperou o recorde.

"Era tão pequenino que quando nasceu, cabia na palma da mão e era difícil dar banho nele por ser tão pequeno", contou seu pai, Roop Bahadur, segundo o Guiness World Records.

Enquanto homem mais baixo do mundo, Magar viajou para mais de uma dezena de países e visitou emissoras de TV da Europa e dos Estados Unidos.

Magar se tornou garoto propaganda de uma campanha de turismo do Nepal, onde aparecia como o menor homem do mundo promovendo um país conhecido por ter a montanha mais alta, o monte Everest.