Topo

México reforça segurança na fronteira sul à espera de migrantes

18/01/2020 13h07

Ciudad Hidalgo, México, 18 Jan 2020 (AFP) - O governo mexicano reforçou com cerca de 200 agentes da Guarda Nacional, na sexta-feira (18), a vigilância na fronteira com a Guatemala.

O objetivo é conter o avanço da chamada "Caravana 2020", formada por em torno de 3.000 migrantes centro-americanos. O grupo pretende entrar no país de forma irregular.

Vários comboios militares chegaram à fronteiriça Ciudad Hidalgo, no extremo-sul do México, equipados com escudos, capacetes e coletes.

O comissário nacional de Migração do México, Francisco Garduño, supervisionou a mobilização de segurança na ponte internacional Rodolfo Robles, uma das passagens legais para ingressar no país.

Garduño disse que a missão dos agentes é fazer "cumprir a lei" e garantir a governabilidade.

Em Tecún Uman, a cidade guatemalteca na fronteira com o México, os integrantes da caravana - principalmente hondurenhos e salvadorenhos - esperavam a chegada de outros grupos para depois cruzar o México e seguir rumo aos Estados Unidos.

Ontem, o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, ofereceu 4.000 vagas de trabalho aos migrantes, que partiram na terça-feira à noite da localidade hondurenha de San Pedro Sula.

Desde o ano passado, o México enviou milhares de homens da Guarda Nacional para conter a migração em massa para os EUA. A decisão foi fortemente criticada por organizações dos direitos civis.

str/jla/gv/tt