Topo

Esse conteúdo é antigo

Bomba da Segunda Guerra é desativada na cidade alemã de Colônia

Agentes de segurança patrulham a área da estação de trem Messe/Deutz, em Colônia (Alemanha), durante ação para desativar uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial que foi localizada na cidade - Roberto Pfeil/dpa/AFP
Agentes de segurança patrulham a área da estação de trem Messe/Deutz, em Colônia (Alemanha), durante ação para desativar uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial que foi localizada na cidade Imagem: Roberto Pfeil/dpa/AFP

Frankfurt am Main

21/01/2020 09h32

Uma bomba da Segunda Guerra Mundial foi desativada hoje no centro de Colônia (Alemanha), depois de ter provocado a evacuação da Ópera, de estúdios de televisão e interromper o tráfego ferroviário e fluvial.

O artefato de meia tonelada, de origem americana e descoberto ontem à noite na margem direita do Reno, perto da estação ferroviária central, foi desativado pouco antes do meio-dia, anunciou a prefeitura em um comunicado à imprensa.

"Os 10 mil funcionários das empresas envolvidas e os 15 habitantes podem retornar para os prédios da área", acrescentou a prefeitura.

A Ópera, vários escritórios e estúdios do canal privado de televisão alemão RTL foram evacuados pela manhã.

Uma apresentadora pegou um avião para Berlim para apresentar da capital o jornal do meio-dia, relatou o grupo em seu site.

A bomba foi descoberta perto da movimentada ponte ferroviária Hohenzollern, que leva à catedral e à estação central.

Fechada durante a desativação, foi reaberta ao tráfego de trens, anunciou a operadora Deutsche Bahn no Twitter.

A estação de Messe/Deutz e o espaço aéreo também foram reabertos. Parado no momento de desativação da bomba, o tráfego fluvial foi retomado nesta importante artéria europeia.

A descoberta de bombas da Segunda Guerra Mundial é comum na Alemanha. A anterior data de 12 de janeiro, realizada em Dortmund, no oeste do país. Cerca de 14 mil pessoas tiveram de deixar suas casas.

Em 2017, 65 mil pessoas foram evacuadas, na maior operação desse tipo desde 1945, quando uma enorme bomba britânica de 1,4 tonelada foi descoberta em Frankfurt.

Em setembro, um artefato explosivo de 250 quilos foi desativado em Hannover, o que exigiu a evacuação de 15 mil pessoas.