Topo

Papa recebe o vice-presidente dos EUA

24/01/2020 13h35

Cidade do Vaticano, 24 Jan 2020 (AFP) - O papa Francisco recebeu nesta sexta-feira o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, com quem falou por quase uma hora em particular, informaram fontes do Vaticano.

Pence aproveitou a oportunidade para comunicar ao papa argentino a "calorosa saudação" por parte do presidente Donald Trump, que desfrutou de sua visita à Santa Sé.

O presidente Trump e o Papa Francisco, que frequentemente têm posições opostas em vários assuntos mundiais, se encontraram no Vaticano em maio de 2017 para uma entrevista de meia hora.

No final da visita, o papa deu a Pence o tradicional medalhão de paz, enquanto o vice-presidente dos Estados Unidos presenteou o papa com uma cruz feita da madeira de uma árvore em sua residência em Washington.

Segundo fontes diplomáticas, o encontro discutiu diferentes crises internacionais, particularmente a preocupação da Santa Sé sobre o conflito no Iraque, cujo presidente Barham Salih será recebido pelo papa no sábado.

Nenhuma nota oficial foi divulgada pelo Vaticano.

Antes de se despedir, Pence agradeceu ao papa por torná-lo "um herói" para sua família e mãe, uma católica devota.

Pence estava acompanhado por Callista Gingrich, embaixadora dos Estados UNidos ante a Santa Sé e seu marido Newt Gingrich, ex-presidente republicano da Câmara dos Deputados.

O vice-presidente também se reuniu nesta sexta-feira com o primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte e com o chefe de Estado, Sergio Mattarella.

bur-kv/eg/cn