Topo

Esse conteúdo é antigo

Sobe para 20 o número de mortos por terremoto no leste da Turquia

24.jan.2020 - Equipes de resgates buscam por sobreviventes nos escombros de um prédio após terremoto de magnitude 6,8 - Ihlas News Agency (IHA)/via Reuters
24.jan.2020 - Equipes de resgates buscam por sobreviventes nos escombros de um prédio após terremoto de magnitude 6,8 Imagem: Ihlas News Agency (IHA)/via Reuters

24/01/2020 21h11

Istambul, 25 Jan 2020 (AFP) - Pelo menos 20 pessoas morreram em um terremoto de magnitude 6,8 que abalou nesta sexta-feira o leste da Turquia, informou a agência turca de Situações de Emergências em seu último boletim.

O terremoto atingiu o distrito de Sivrice, na província de Elazig, às 20h55 do horário local (17h55 no horário de Brasília), segundo a agência turca de emergências e desastres (AFAD).

O Serviço Geológico americano relatou uma magnitude de 6,8 e localizou o epicentro a 10 quilômetros de profundidade.

"Foi horrível, as coisas caíam sobre nós. Saímos correndo" explicou à AFP Melahat Can, 47 anos, morador da cidade de Elazig.

O presidente turco, Recep Tayyp Erdogan, anunciou que está tomando "todas as medidas necessárias" para prestar apoio às áreas afetadas e que enviou ministros a esses locais. "Com todas as nossas instituições, principalmente a AFAD e o Crescente Vermelho, estamos ao lado do nosso povo", disse Erdogan no Twitter.

De sua parte, o ministro turco do Interior, Suleyman Soylu, declarou à agência Anatólia que espera que "não haja mais vítimas". "Sivrice foi sacudido muito seriamente. Enviamos nossas equipes de resgate à região", informou Solu a jornalistas.

A televisão turca divulgou imagens dos habitantes deixando seus prédios, um imóvel pegando fogo e socorristas buscando possíveis sobreviventes nos escombros.

A Turquia está sobre várias falhas geológicas e sofre com terremotos frequentes. Em 1999, um terremoto de magnitude 7,4 sacudiu o noroeste do país, causando mais de 17 mil mortos, mil deles em Istambul.

O último grande tremor registrado na Turquia ocorreu em 2011, na província de Van, deixando 600 mortos.