Topo

Facebook retira vídeo em que Salvini acusa tunisianos de tráfico

28/01/2020 11h34

Roma, 28 Jan 2020 (AFP) - Um polêmico vídeo no qual o líder de extrema-direita italiana Matteo Salvini envolvia uma família tunisiana com a venda de drogas foi eliminado de sua página no Facebook a pedido dos migrantes afetados.

"O Facebook eliminou vergonhoso vídeo da página de Matteo Salvini no qual ele conversava com a família de Yassin pelo interfone do apartamento", anunciou a advogada da família, Cathy La Torre.

Há uma semana, o líder do partido de extrema-direita Liga, que usa todos os meios de comunicação a seu alcance para conquistar espaço, aproveitou as câmeras de televisão e os microfones que das equipes que cobriam a campanha eleitoral para as regionais em Bolonha para vincular emigrantes às drogas.

Cercado de policiais e repórteres, Salvini foi guiada por uma moradora de um bairro popular da periferia de Bolonha até o edifício em que vive a família tunisiana, acusada de tráfico pela mulher.

"Boa noite, posso entrar, por favor? Nos falaram que você é parte do tráfico de drogas no bairro. Isto é exato ou um erro?", perguntou Salvini diante do interfone do apartamento da família, que ele tocou diversas vezes e ironizou as respostas.

"Tunisianos? Quem vende droga, o filho ou o pai?", perguntou Salvini a seus interlocutores depois de desligar o aparelho.

A atitude de Salvini gerou fortes críticas na Itália e ele foi acusado de alimentar "a crescente xenofobia, particularmente contra os tunisianos" pela ONG Fórum para os Direitos Econômicos e Sociais dos Migrantes Tunisianos.

"Esta é a primeira vitória de uma longa luta que conduziremos até o fim, contra esta página mesquinha de nossa vida democrática", comentou La Torre.

"Esta conversa foi transmitida ao vivo e devastou a vida de Yassin e sua família. Yassin, sem antecedentes penaus, de 17 anos, tem nacionalidade italiana e joga futebol. Agora para toda a Itália é um narcotraficante", protestou a advogada.

"A eliminação do vídeo não resolve o problema e Salvini terá que responder à lei por isto", adverte.

"De todos os modos, a retirada é um sinal extraordinário. Que eliminem o vídeo do ex-ministro do Interior por interferir na vida privada das pessoas é uma vitória, a primeira", completou a advogada.

bur-kv/mb/fp