Topo

Forças de Damasco entram em cidade estratégica do noroeste sírio

28/01/2020 12h19

Beirute, 28 Jan 2020 (AFP) - As forças do governo sírio entraram nesta terça-feira na cidade de Maaret al-Numan, noroeste do país, uma região considerada estratégica e dominada por jihadistas e rebeldes.

"As forças do regime entraram em Maaret al-Numan e os confrontos continuam no oeste da cidade, praticamente abandonada por seus habitantes", informou Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

Maaret al-Numan é a segunda cidade mais importante da província de Idlib e está localizada na rodovia M5 que liga Aleppo, a grande cidade do norte do país, à capital Damasco, um eixo que o regime deseja controlar.

As forças do governo ocupavam cerca de vinte vilarejos e cidades em torno de Maaret al-Numan desde sexta-feira, estreitando assim o cerco em torno desta cidade que permaneceu fora do poder central desde 2012, segundo o OSDH.

"Unidades do exército árabe sírio progrediram na cidade", informou a televisão pública.

Por seu lado, a Turquia alertou que responderá a qualquer ataque contra seus postos de controle na província.

"Nós responderemos sem hesitação e em defesa legítima a qualquer tentativa de ameaça aos postos de controle turcos na região de Idlib", disse um comunicado do Ministério da Defesa turco.

A Turquia tem uma dúzia de postos de guarda na região, sob um acordo assinado em setembro de 2018 entre Moscou, um aliado do regime sírio, e Ancara, que apoia facções rebeldes.

ho/tgg/bek/sg/bl-jz/mb/cn