Topo

Milão decide impedir fumo ao ar livre

29/01/2020 17h33

Milão, 29 Jan 2020 (AFP) - Capital econômica da Itália, Milão registra um alto nível de contaminação do ar. Por isso, a partir do próximo domingo a metrópole decidiu proibir a total circulação de automóveis e deseja impedir o fumo ao ar livre, mais especificamente nas paradas de transporte público.

Os automóveis pararão de circular das 10h às 18h locais, ainda que algumas ruas permaneçam abertas ao tráfego para permitir o acesso ao estádio de San Siro, onde o Milan jogará com o Verona.

A medida é considerada polêmica. O prefeito de Milão, Beppe Sala, reconheceu que a iniciativa não solucionará o problema da contaminação, já que considera que "a solução é uma proposta a longo prazo".

Para o prefeito, o problema da contaminação piorou pelo uso da calefação. Ele pediu aos habitantes para usarem carros mais favoráveis à natureza, além de que colaborem para que o ar se torne mais limpo.

Sala também propôs a proibição do fumo nas paradas de transportes públicos, um assunto considerado controverso.

A proposta, que tem como objetivo a completa proibição do fumo ao ar livre na cidade até 2030, será votada pela câmara municipal em março.

bur-kv/mb/bn/mvv