Topo

Esse conteúdo é antigo

ONU evacua doentes do Iêmen pela primeira vez desde 2016

Capital iemenita, Sanaa (foto) tem aeroporto fechado para voos comerciais desde 2016; país vive conflitos internos - Getty Images/iStockphoto
Capital iemenita, Sanaa (foto) tem aeroporto fechado para voos comerciais desde 2016; país vive conflitos internos Imagem: Getty Images/iStockphoto

Da AFP, em Sanaa (Iêmen)

03/02/2020 12h42

A ONU procedeu hoje à primeira evacuação desde 2016 de sete crianças doentes da capital iemenita Sanaa, controlada por rebeldes huthis, segundo um correspondente da AFP.

As crianças embarcaram, com seus acompanhantes, a bordo de um avião que decolou de Sanaa para Amã. O aeroporto de Sanaa está fechado para voos comerciais desde 2016.

"É um dia muito importante. É o primeiro voo da ponte médica. São pacientes que sofrem de doenças que não podem ser tratadas no Iêmen e serão levados para a Jordânia", disse Lise Grande, coordenadora da ONU para o Iêmen.

O Iêmen, o país mais pobre da península Arábica, está passando por um conflito sangrento desde que em 2014 os rebeldes xiitas, apoiados politicamente pelo Irã, tomaram Sanaa.

Desde 2015, as forças pró-governo, auxiliadas por uma coalizão liderada pela Arábia Saudita, tentam expulsar os insurgentes das regiões conquistadas no norte, oeste e centro do país.

Mais de quatro anos após a intervenção da coalizão, os huthis continuam a controlar grandes áreas do oeste e norte.

O sul do Iêmen está sob o controle das forças pró-governo.

O conflito no Iêmen já matou dezenas de milhares de pessoas, incluindo muitos civis, segundo várias organizações humanitárias. Cerca de 3,3 milhões de pessoas estão deslocadas.