Topo

Ex-presidente peruano Fujimori supera problema neurológico, mas segue hospitalizado

05/02/2020 20h03

Lima, 5 Fev 2020 (AFP) - O ex-presidente peruano Alberto Fujimori, condenado a 25 anos de prisão, ainda apresenta problemas respiratórios, apesar de ter melhorado seu sistema neurológico, disse nesta quarta-feira à AFP seu médico de família, Alejandro Aguinaga.

"Ele (Fujimori) superou muito na parte neurológica, mas ainda está em tratamento na parte respiratória", disse Aguinaga depois de visitar o ex-chefe de Estado (1990-2000) na Clínica Centenária Japonesa do Peru, em Lima.

O médico disse que o ex-presidente, de 81 anos, ainda está recebendo medicamentos e tratamentos na unidade de atendimento intermediário daquela clínica na capital peruana, embora, devido à sua leve melhora, ele já possa receber alta para voltar à prisão.

"Ele já quer ir embora, não é um bom paciente", disse Aguinaga, sorrindo.

O ex-presidente foi hospitalizado na segunda-feira após sofrer problemas neurológicos (paralisia facial), problemas pulmonares e hipertensão.

Fujimori, que se recupera de uma paralisia facial, foi condenado em 2009 a 25 anos de prisão por dois assassinatos perpetrados por esquadrões da morte compostos por soldados que operaram durante seu governo e por atos de corrupção.

O ex-presidente está detido em uma base policial no leste de Lima desde que o polêmico perdão concedido pelo então presidente Pedro Pablo Kuczynski (2016-2018) foi revogado em outubro de 2018.

cm/fj/llu/ll