Topo

Esse conteúdo é antigo

Hong Kong impõe 'quarentena obrigatória' a quem chegar da China continental

Aloisio Mauricio/Estadão Conteúdo
Imagem: Aloisio Mauricio/Estadão Conteúdo

05/02/2020 08h33

Hong Kong, 5 Fev 2020 (AFP) - Todas as pessoas que chegarem a Hong Kong procedentes da China continental serão submetidas, a partir de sábado (8), a uma quarentena obrigatória de duas semanas, para evitar a propagação do novo coronavírus, anunciou hoje a chefe do Executivo local, Carrie Lam.

"A medida é dura. Mas, depois deste anúncio (...), acredito que o número de chegadas vai diminuir", disse Carrie Lam, sem dar mais detalhes sobre como será possível aplicar a medida.

"Quem vai desejar entrar em Hong Kong a partir do continente e ser colocado em quarentena por 14 dias? Por este motivo, não devemos ter que administrar um grande número de chegadas", afirmou.

Território semiautônomo chinês, Hong Kong tem 21 casos confirmados e anunciou ontem sua primeira morte pelo novo coronavírus. Também fechou alguns postos fronteiriços com a China continental.

Lam disse que fechar totalmente a fronteira seria pouco prático, economicamente prejudicial e discriminatório.

De acordo com dados oficiais, quase 10 mil habitantes da China continental passaram ontem pelos postos de fronteira e o aeroporto internacional para entrar em Hong Kong.

Ao mesmo tempo, 33 mil residentes em Hong Kong passam pela fronteira terrestre para entrar na China continental.

UOL Explica - O que é o coronavírus?