Topo

HRW denuncia "graves problemas" na resposta da China à epidemia de coronavírus

06/02/2020 11h18

Genebra, 6 Fev 2020 (AFP) - A ONG Human Rights Watch (HRW) acusou nesta quinta-feira a China de censurar as críticas a sua resposta à epidemia do novo coronavírus.

O diretor da HRW, Kenneth Roth, também criticou a virtual quarentena de várias cidades do país para conter o vírus, e considerou a medida um enfoque "radical".

"Há graves problemas na resposta da China, que pioraram a epidemia", disse Roth à imprensa em Genebra. Ele reconheceu, no entanto, que a China atuou corretamente ao compartilhar rapidamente a sequência de DNA do vírus.

Roth fez referência em especial ao que considera "supressão das notícias na imprensa sobre o vírus na China nos dias iniciais da epidemia, assim como os esforços posteriores de censurar as críticas a sua ação.

"Não cabe o sigilo na luta contra a epidemia", disse Roth, que foi impedido no mês passado de entrar em Hong Kong para apresentar um relatório da HRW que acusa a China de fazer "o ataque mais intenso contra o sistema global de defesa dos direitos humanos"

O número de vítimas da epidemia causada pelo novo coronavírus na China subiu nesta quinta-feira para 563 mortos. O país registrou mais de 28.000 casos de pessoas infectadas.

dt/nl/spm/me/mb/fp