Topo

OMS: ainda é 'cedo demais' para prever fim do novo coronavírus

12/02/2020 16h49

Genebra, 12 Fev 2020 (AFP) - Ainda é "cedo demais" para prever o fim da nova epidemia de coronavírus, que já deixou mais de 1.100 mortos e 45.000 infectados na China e em cerca de 30 países, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira (12).

"Acho que hoje é cedo demais para tentar prever o (...) fim dessa epidemia", disse Michael Ryan, chefe do departamento de emergência da OMS em Genebra.

O diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que "o número de novos casos relatados na China se estabilizou durante a última semana", mas o dado "deve ser interpretado com extrema cautela". "Essa epidemia pode ir em qualquer direção", alertou Tedros.

A OMS realizou uma conferência na terça e na quarta-feira que reuniu centenas de especialistas em epidemiologia de todo o mundo para revisar os meios de combater o COVID-19.

O presidente chinês, Xi Jinping, felicitou na quarta-feira a "evolução positiva" da epidemia, já que o número de novos casos diminuiu por três dias, apesar do saldo ultrapassar 1.100 mortos. No entanto, ele pediu para não "baixar" a guarda nesta "grande guerra".

dt-cr/af/mb/ll