Topo

Irã anuncia libertação de alemão em troca de prisioneiros

18/02/2020 07h27

Teerã, 18 Fev 2020 (AFP) - O Irã anunciou nesta terça-feira que libertou um alemão condenado a três anos de prisão em troca da liberação de um iraniano detido na Alemanha, acusado pelo governo dos Estados Unidos de ter violado as sanções americanas.

"No domingo (...) o cidadão iraniano deixou a Alemanha e chegou ao Irã na segunda-feira. Liberamos o alemão", afirmou Gholamhossein Esmaili, porta-voz da Autoridade Judicial.

Esmaili disse que o alemão, que não teve o nome divulgado, passou "algum tempo detido por fazer fotos e vídeos" em algumas áreas sem autorização. Ele cumpria uma pena de três anos.

O alemão foi trocado pelo iraniano Ahmad Khalili, que, segundo o ministério das Relações Exteriores estava detido na Alemanha "sob o pretexto de violar as sanções ilegais e crueis dos Estados Unidos".

Khalili retornou ao Irã ao lado do ministro das Relações Exteriores, Javad Zarif, que na semana passada participou em uma conferência de segurança em Munique.

Em dezembro, Teerã anunciou a disposição de trocar prisioneiros com Washington depois que garantiu o retorno do cientista Massoud Soleimani em troca de Xiyue Wang, que tem nacionalidade americana e chinesa e estava detido na República Islâmica.

amh/dv/kir/af/mis/fp