Topo

Justiça do Vaticano ordena apreensão de computador de funcionário da Secretaria de Estado

18/02/2020 13h53

Cidade do Vaticano, 18 Fev 2020 (AFP) - A justiça do Vaticano ordenou a apreensão do computador e de objetos pessoais de um ex-alto funcionário da Secretaria de Estado, Alberto Perlasca, informou a Santa Sé nesta terça-feira.

O funcionário foi suspenso de suas funções como parte de uma investigação interna por fraude em operações imobiliárias aberta em outubro passado.

Perlasca foi nomeado para o cargo em 2011 pelo cardeal Tarcisio Bertone e administrava as finanças das fundações do Vaticano, mas também o fundo São Pedro com as ofertas enviadas pelos fiéis ao pontífice para as missões da Igreja.

A apreensão acontece quatro meses depois que o papa Francisco o suspendeu de seus cargos e ordenou a investigação de cinco funcionários do Vaticano, incluindo o número dois da Autoridade de Informação Financeira (AIF), pelo cometimento de uma possível fraude econômica em detrimento do Instituto para as Obras de Religião (IOR), conhecido como Banco do Vaticano.

A justiça do Vaticano investiga, em particular, a aquisição de um edifício de prestígio no coração de Londres com dinheiro de doações para a Igreja.

O cardeal italiano Angelo Becciu, prefeito da Congregação para os Santos, disse na segunda-feira que os fundos de doações não foram usados para a compra do luxuoso edifício de Londres, informou a agência católica I.media.

Falando à margem de uma conferência, o cardeal Becciu, que foi substituto de Assuntos Gerais entre maio de 2011 e junho de 2018, explicou que o dinheiro foi obtido graças a uma "hipoteca" que permite que os fundos da Santa Sé fiquem "intactos".

"A Promotoria e o Corpo da Gendarmeria continuam suas investigações administrativas e contábeis e sua cooperação com as autoridades estrangeiras" no caso, explicou o Vaticano nesta terça-feira.

kv/mb/mr/cc