Topo

Maduro diz não ter 'medo de um combate militar' n' Venezuela

18/02/2020 01h18

Caracas, 18 Fev 2020 (AFP) - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse na segunda-feira não ter "medo de um combate militar", acusando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de tramar planos para invadir seu país com o apoio de aliados regionais.

"Não queremos guerra, não queremos violência, não queremos terrorismo, mas não temos medo de combate militar e garantiremos a paz", disse Maduro, vestido com uma jaqueta verde com insígnias militares e cercado pelo alto comando das forças armadas.

O presidente disse que há grupos de militares "desertores" treinando na vizinha Colômbia para "atacar discretamente unidades militares" no estado fronteiriço de Zulia (noroeste).

"Donald Trump estava convencido de que é fácil entrar na Venezuela e que eles têm a força de mercenários já preparados" para "invadir a Venezuela", disse o dirigente chavista num discurso transmitido por rádio e televisão.

Maduro, que conta como aliados da Rússia, China, Turquia e Cuba, falou sobre exercícios militares realizados no fim de semana relacionados a supostos planos de agressão, nos quais, segundo o governo, estão envolvidos os Estados Unidos, Colômbia e Brasil.

Cerca de 2,4 milhões de soldados e membros da Milícia - um corpo civil ligado à estrutura militar - foram destacados em todo o país, segundo dados oficiais.

As práticas foram executadas "com base em ameaças reais, não são imaginação", disse o ministro da Defesa, general Vladimir Padrino, sentado ao lado de Maduro.

No dia 4 de janeiro, Trump ameaçou esmagar a "tirania" de Maduro durante seu discurso anual ao Congresso americano, ao qual convidou o opositor Juan Guaidó, reconhecendo-o como o "verdadeiro e legítimo presidente da Venezuela"..

atm/erc/gm/lca