Topo

Mecenas absolvido em julgamento emblemático na Turquia

18/02/2020 19h58

Silivri, Turquia, 18 Fev 2020 (AFP) - Um tribunal turco absolveu várias figuras importantes da sociedade civil nesta terça-feira (18), incluindo o famoso mecenas Osman Kavala, uma decisão inesperada após um julgamento emblemático da situação dos direitos humanos na Turquia.

O tribunal de Silivri, perto de Istambul, absolveu 16 acusados "por falta de provas suficientes" para apoiar as acusações de "tentativa de derrubar o governo".

Os réus foram processados por sua participação em manifestações antigovernamentais em 2013, conhecidas como movimento Gezi.

Além disso, o tribunal ordenou a libertação de Kavala, empresário e filantropo preso por mais de dois anos em relação a este caso, o que provocou uma grande preocupação das ONGs e países ocidentais sobre a situação das liberdades na Turquia

Kavala, figura conhecida nos círculos intelectuais da Europa, foi acusado, entre outras coisas, de financiar o movimento Gezi contra o então primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, atual presidente do país. Ele corria o risco de uma condenação à prisão perpétua.

"Toda esta questão causou imenso sofrimento àqueles que foram alvo dos ataques, começando com Osman Kavala. Era um processo cujo único objetivo era atacar os defensores dos direitos humanos", declarou à AFP a representante na Turquia da ONG Human Rights Watch, Emma Sinclair Webb.

fo/gkg/ezz/sg/mab/zm/aa