Topo

Primeiro-ministro da Irlanda renuncia, mas aguardará novo governo

20/02/2020 20h08

Dublin, 20 Fev 2020 (AFP) - O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, anunciou na noite desta quinta-feira sua renúncia, mas seguirá no cargo até a formação de um novo governo, após os resultados das recentes eleições legislativas.

"Leo Varadkar apresentou esta noite ao presidente sua renúncia. De acordo com a Constituição, o primeiro-ministro e o governo continuarão exercendo suas funções até a nomeação dos sucessores ", anunciou a assessoria do político.

Esta decisão era esperada porque seu partido centrista, o Fine Gael, ficou em terceiro nas eleições legislativas de 8 de fevereiro, nas quais nenhum partido conquistou a maioria.

O forte avanço do Sinn Fein próximo ao período das legislativas mudou o panorama político irlandês, dominado há um século pelos grandes partidos políticos de centro-direita, o Fianna Fail e o Fine Gael, respectivamente.

As negociações entre partidos políticos para formar uma possível coalizão estão paralisadas.

Nesta quinta à noite os três partidos, assim como os Verdes, apresentaram aos 160 deputados que se reuniram na câmara baixa do Parlamento irlandês um candidato ao cargo de primeiro-ministro.

A líder do partido nacionalista Sinn Fein, Mary lou McDonald, obteve a maior quantidade de votos.

McDonald contou com o apoio de 45 deputados, mas ainda ficou distante dos 80 votos necessários para ter a maioria parlamentar.

jts-pau/glr/eg/ll/lca/bn