Topo

Nove combatentes do regime sírio morrem em ataques turcos em Idlib

24/02/2020 21h50

Beirute, 25 Fev 2020 (AFP) - Nove combatentes do regime sírio morreram nesta segunda-feira (24) em bombardeios turcos na região de Idlib (noroeste), onde as forças fiéis ao presidente Bashar al-Assad avançam contra a última fortaleza jihadista e rebelde do país, com o apoio da Rússia.

Os rebeldes apoiados pela vizinha Turquia conseguiram recuperar a cidade de Nayrab, a sudeste da cidade de Idlib, enquanto a artilharia turca matou nove combatentes das forças do regime na área, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

Antes, o Observatório havia relatado a morte de cinco civis por ataques aéreos da Rússia, aliada do regime no setor de Khabal Al Zawia, no sul de Idlib, onde os combates estão concentrados principalmente no oeste da cidade de Maaret. Al Numan, de acordo com (OSDH).

O regime lançou sua ofensiva em dezembro no noroeste e quase 900.000 pessoas abandonaram a região por causa da violência, segundo a ONU.

Os jihadistas do grupo Hayat Tahrir Al Sham (HTS, antigo braço sírio da Al Qaeda) ainda dominam metade da província de Idlib e setores próximos nas províncias de Aleppo, Hama e Latakia.

Iniciada em março de 2011 após a repressão de manifestações pacíficas, a guerra na Síria já provocou mais de 380.000 mortos.

tgg/all/pc/es/mis/lca