Topo

Biden busca vitória-chave na corrida democrata à Casa Branca

28/02/2020 21h00

Colúmbia, Estados Unidos, 29 Fev 2020 (AFP) - O pré-candidato democrata à Casa Branca Joe Biden acelerou nesta sexta-feira sua campanha na Carolina do Sul, onde espera obter uma vitória decisiva nas primárias de sábado e deter o avanço de Bernie Sanders antes da Superterça.

As perspectivas sobre quem será o adversário do presidente republicano, Donald Trump, nas eleições de novembro ficarão muito mais claras após 3 de março, quando há primárias em 14 estados e se escolhe quase 30% dos delegados necessários para garantir a indicação na convenção de julho.

Biden, segundo nas pesquisas em nível nacional, atrás de Sanders, lidera na Corolina do Sul, o primeiro estado na disputa com um importante eleitorado negro, chave para qualquer vitória democrata.

"Me sinto muito bem. Trabalhei muito para conquistar estes votos e acredito que tudo vai dar certo", declarou o ex-vice-presidente de Barack Obama à CNN sobre a Carolina do Sul.

"Foi a plataforma de lançamento para Barack e acredito que será para mim".

Biden, um moderado de 77 anos, precisa de bons resultados após ficar na quarta posição em Iowa, na quinta em New Hampshire e em segundo no Estado de Nevada.

Sanders, um senador de 78 anos que se apresenta como um "socialista democrata", já tem 45 delegados e 29,5% das intenções de voto em nível nacional, segundo a média de pesquisas RealClearPolitics.

Biden tem 15 delegados e 18% de intenção de votos em nível nacional.

Caso Sanders não obtenha o apoio da maioria absoluta dos delegados para sua indicação (1.991), cerca de 700 "superdelegados", legisladores e figuras notáveis do partido serão convocados para decidir o indicado.

lm-ad/mls/lr