Topo

Coronavírus: dois franceses permanecem hospitalizados compulsoriamente em Paraty

28/02/2020 19h13

Rio de Janeiro, 28 Fev 2020 (AFP) - Um casal de turistas franceses foi hospitalizado em Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro, contra a sua vontade sob suspeita de ter o novo coronavírus, depois que um tribunal autorizou nesta sexta-feira (28) que autoridades locais os acompanhassem à unidade médica.

O município conseguiu autorização da Justiça do Estado do Rio de Janeiro para manter o casal de franceses em internação hospitalar.

O casal chegou ao país no último 20 de fevereiro, vindos de Barcelona, e na última segunda viajou para a cidade situada na Costa Verde, segundo informações das autoridades locais.

Os turistas foram ao hospital municipal da região depois de apresentarem sintomas de gripe.

Após alguns exames foram classificados como suspeitos de ter o novo coronavírus.

O país confirmou o seu primeiro caso do vírus na última quarta. Um homem de 61 anos, morador de São Paulo, voltou na última semana de uma viagem na Itália, e teve os seus testes com resultado positivo para a doença, permanecendo em isolamento domiciliar.

O protocolo aplicado pelo ministério da Saúde brasileiro prevê que a hospitalização seja considerada apenas de acordo com o estado de saúde do paciente.

As autoridades de Paraty, pequena cidade com menos de 40 mil habitantes, afirmaram que o casal deve continuar hospitalizado até receber os resultados definitivos em 48 horas.

Questionado pela AFP, o consulado francês no Rio não comentou a respeito da situação.

lg/jb/mm/pr/val/lp/bn